Revista Grid

Edição 4

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As rodas de automobilismo dos últimos tempos não têm mais sido restritas a discussões e comentários sobre pilotos e corridas. Passaram, também, a debater obras. Sim, obras de construção, de reforma e – a contragosto de dez entre dez – de demolição. Uma seara que, dada a ocorrência de aventureiros desinformados, acaba despertando bastante desconfiança nas pessoas que acompanham o mundo das corridas e nas que o fazem girar.
A pá de cal dada sobre a história rica do Autódromo Internacional de Curitiba contrasta com a perspectiva do automobilismo catarinense ter, enfim, sua primeira pista de asfalto. Falamos da que está em avançado estágio de viabilização na cidade de Chapecó, que deve ser o próximo ponto marcado com um alfinete no mapa do automobilismo. A julgar pelo movimento no Oeste de Santa Catarina, é possível esperar a primeira largada no novo circuito já para 2024.
Araranguá, no litoral Sul do estado, é outra cidade que, ao que tudo indica, vai responder pela ida de corridas a Santa Catarina, em um empreendimento privado pautado no conceito de condomínio. Tem autódromo novo sendo planejado a passos concretos, também, no Norte brasileiro, com Cuiabá tomando o sucesso de suas provas de velocidade na terra como ponto de impulso para também apresentar seu autódromo com pista de asfalto.
Muito tem se falado, também, sobre o projeto de um parque automobilístico em Brotas, no interior paulista. O circuito de Brasília integra os dois lados das discussões de mesa de bar: está no time dos autódromos destruídos nos últimos anos, ao lado de Curitiba e Jacarepaguá, e está na lista dos que podem surgir em breve. A obra de reconstrução estaria correndo por conta do banco BRB e há, inclusive, etapas da Stock Car em 2023 programadas para acontecerem lá.
Na Serra Gaúcha, as organizações formadas por desportistas se viram como podem para que Guaporé tenha condições suficientes para pelo menos voltar a frequentar a pauta das corridas. Em Cascavel, no Paraná, depois da completa reconstrução da pista – devidamente aprovada pelos participantes dos primeiros eventos –, o próximo passo aponta para a reforma e a obra de cobertura dos boxes. Há, felizmente, pessoas que enxergam o potencial do automobilismo.