Revista Grid

Blog

Porsche Cup C6 Bank acelera no Estoril na abertura da etapa de sprint

Compartilhe

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email

Os motores dos carros de competição mais produzidos no planeta voltaram a funcionar no Estoril, para o primeiro dia de atividades da etapa de sprint da Porsche Cup C6 Bank. Em um dia consagrado a treinos extra e opcionais, os competidores da Carrera Cup e da Sprint Challenge tiveram duas sessões para acertar seus carros nos 4.182 metros da tradicional pista portuguesa. Os primeiros treinos foram no seco, mas a segunda atividade aconteceu após uma leve chuva, que exigiu o uso de pneus Michelin para o piso molhado.

Pela Carrera Cup, Marcal Muller liderou no seco e Christian Hahn na pista molhada. Na Challenge os líderes foram Claudio Reina e Miguel Caetano.

Esta é a quinta etapa do calendário e a quarta do campeonato de sprint, o certame de corridas curtas em que os competidores encaram corridas de 25 minutos mais uma volta.

Com o início da segunda metade da temporada, os pilotos sabem que uma jornada sólida no Estoril será importantíssima para suas pretensões de título.

Depois da passagem por Portugal, o campeonato de sprint terá mais duas etapas, ambas em Interlagos. A primeira acontece nos dias 24 e 25 de agosto, enquanto a segunda integra a programação do GP Brasil de F1 no primeiro fim de semana de novembro.

Por força do regulamento, nas duas últimas etapas da temporada são realizados dois treinos classificatórios. Consequentemente, a jornada de Estoril será a última com inversão do grid.

Como costuma acontecer na Porsche Cup, o quali do sábado define a ordem de largada das corridas de sábado. Após o pódio de cada corrida, os vencedores da Carrera Cup ou da Sprint Challenge sorteiam entre os número 6, 7 ou 8, determinando a respectiva inversão de grid para as provas do domingo.

Vencedor dos 300 Km do Estoril ao lado de Rubens Barrichello, Werner Neugebauer é o líder do campeonato, com 131 pontos. O gaúcho do carro #8 também é o piloto com mais vitórias na temporada até agora, com três. Marçal Müller, com 126, e Miguel Paludo, com 125, são seus principais perseguidores no campeonato. Além de Werner, Müller, Raijan Mascarello e Thiago Vivacqua completaram as outras corridas na primeira posição. Na Carrera Sport, a liderança é de Peter Ferter; enquanto na Rookie, Israel Salmen está em primeiro.

Pela Sprint Challenge, Miguel Mariotti assumiu a liderança do campeonato após a etapa de Interlagos, com 106 pontos. Ele está sete à frente de Antonella Bassani, atual campeã da categoria. Só os dois venceram corridas nesta temporada até agora. Sadak Leite é o terceiro, seguido por Célio Brasil e Caio Castro. Na Sprint Challenge Sport, a liderança é de Célio Brasil, e na Rookie, o jovem Caio Chaves segue em primeiro.

Os canais oficiais da Porsche Cup C6 Bank exibem a quarta etapa do campeonato de Sprint ao vivo no sábado e no domingo. O sportv mostra o VT das quatro corridas em horário alternativo na próxima segunda-feira, às 18h30 (de Brasília).

Porsche Cup C6 Bank – Etapa 5 – Estoril, Portugal

Sexta-feira, 28 de junho:
07:00 – Treino Opcional 2 – Carrera Cup
08:10 – Treino Opcional 2 – Sprint Challenge
10:45 – Treino Livre – Carrera Cup
11:40 – Treino Livre – Sprint Challenge

Sábado, 29 de junho:
06:25 – Classificação – Carrera Rookie
06:42 – Classificação – Carrera Sport
06:59 – Classificação – Carrera Cup
07:16 – Classificação Top 10 – Carrera Cup
07:31 – Classificação – Sprint Challenge Rookie
07:48 – Classificação – Sprint Challenge Sport
08:05 – Classificação – Sprint Challenge
08:22 – Classificação Top 10 – Sprint Challenge
10:00 – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta) – Carrera Cup
10:40 – Corrida 1 (25 minutos + 1 volta) – Sprint Challenge

Domingo, 30 de junho:
08:00 – Corrida 2 (25 minutos + 1 volta) – Carrera Cup
08:40 – Corrida 2 (25 minutos + 1 volta) – Sprint Challenge

*Horários de Brasília

Sobre a Porsche Cup C6 Bank
Maior evento de GT da América Latina, a Porsche Cup C6 Bank realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do País, mandando para a pista a cada evento cerca de 40 carros, rigorosamente idênticos. Os modelos usados na categoria são o Porsche 911 GT3 Cup, das gerações 992, 991-2 e 991-1. É o carro de competição mais produzido e vendido no mundo, realizando corridas tanto em eventos-suporte de categorias como F1, 24H de Le Mans, IMSA etc, quanto em eventos proprietários. No Brasil o campeonato tem nove etapas, sendo seis de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km nas quais os pilotos formam tripulações de duplas ou trios.

O que você procura?

Notícias anteriores

Categorias

Tags

Segue a gente